Nihongo: do básico ao N1 – Kanji com Kanken DS 3 Deluxe

KankenDS
O título desse post é autoexplicativo vou falar um pouco sobre aprender Kanji com o Kanken DS 3 Deluxe.

Esse jogo é basicamente um simulador de Kanken, ou, o temido 日本漢字能力検定(Nihon Kanji Nōryoku Kentei Shiken), o teste de aptidão em Kanji direcionado ao japoneses “nativos”, mas que também pode ser tentado por estrangeiros (e é aplicado no Brasil, inclusive).

O teste eleva o conceito de “difícil” para outro patamar. São 12 níveis, divididos em 10 “categorias”, da seguinte forma

1級(Nível universitário、conhecimento de 6000 kanji)
準1級(Nível universitário、conhecimento de 3000 kanji)
2級(Entre Koukou completo e nível universitário、conhecimento de 2136 kanji)
準2級(Cursando Koukou、conhecimento de 1940 kanji)
3級(Chuugakou completo、conhecimento de 1607 kanji)
4級(Cursando Chuugakou、conhecimento de 1322 kanji)
5級(6º ano do shougakkou completo、conhecimento de 1006 kanji)
6級(5º ano do shougakkou completo、conhecimento de 825 kanji)
7級(4º ano do shougakkou completo、conhecimento de 640 kanji)
8級(3º ano do shougakkou completo、conhecimento de 440 kanji)
9級(2º ano do shougakkou completo、conhecimento de 240 kanji)
10級(1º ano do shougakkou completo、conhecimento de 80 kanji)

Essa prova é perfeita para acabar com a ilusão de quem pensa que sabe kanji. Para se ter uma idéia, o N1 do Nouryokushiken pede conhecimento de em torno de 2000 kanji, mas lá basta saber uma ou duas leituras e o significado. Esse conhecimento não serve nem para passar no nível 10 do Kanken. Neste é preciso saber muitas leituras, saber escrever, saber contar os traços (especialmente das exceções), saber onde termina o Kanji e onde começa o Hiragana, em alguns exercícios aparece um Kanji e você precisa completar a palavra com outro kanji (ou seja, precisa ter domínio do vocabulário também), tem que dominar os radicais. Enfim, recomendo a todos que experimentem o teste, procurem na internet modelos e descubram o verdadeiro significado da expressão de Sócrates “só sei que nada sei”.

Por tudo isso, fica óbvio porque o simulador de Kanken do Nintendo DS é uma ferramente tão boa no estudo do Kanji. Ele de alguma forma te permite quantificar o conhecimento (inclusive monta gráficos dos seus pontos fortes e fracos), e é estranhamente viciante, se você começa a jogar não para até conseguir ser aprovado em algum nível. Eu mesmo nunca consegui passar do 4級, e supostamente pelo meu N1 eu deveria saber o dobro do que pedem ali.

Como extra, ainda tem uns jogos absurdos como leitura do nome de cidades do interior, tipos de inseto, pássaros, flores, árvores e frutos do mar

Enfim, sei que o DS é uma geração vencida, muita gente não tem, e quem tem nem sempre possui acekards, magikons e outros equipamentos que permitem o download de roms, mas, quem tem DS e estuda nihongo deveria seriamente procurar o jogo.

Segue o link da página oficial com todas as funcionalidades:

http://www.rocketcompany.co.jp/kanken3/index.html

9 comentários sobre “Nihongo: do básico ao N1 – Kanji com Kanken DS 3 Deluxe

  1. Aline disse:

    Olá Eduardo, meu comentário não tem nada haver com o post, mesmo assim decidi tentar contato para pedir um help!
    Sou estudante de direito e estou fazendo um trabalho sobre o Direito Japonês… a matéria é história do direito.
    Você por acaso tem algum material ou dica?

    Obrigada

    • eduardompa disse:

      Olá Aline, tenho bastante coisa, minha monografia foi justamente sobre história do direito japonês, e tenho uma ou outra coisa publicada. Qual tema em específico está tratando? Pode responder aqui, mandar um inbox no facebook, ou se preferir pode me contatar por email.

  2. Aline disse:

    É o meu jogo favorito. Muito melhor que o kakitori-kun! Mas confesso que não cheguei muito longe – parei na metade no 8kyuu. Acredito que seja porque eu não conheço tão bem os kanjis deste nível. Não é de hoje que estou tomando coragem pra estudar pelo Método Heisig. Vai que aprender a ideia dos kanjis me ajude a continuar o “jogo”…

    • eduardompa disse:

      No caso do Kanken, não acho que o Heisig ajude muita coisa. O Kanken é mais “punk”, não é uma questão de saber escrever e reconhecer o significado (que é o foco do heisig), é uma questão de dominar as partes mais difíceis de leitura e aplicação do kanji dentro de contextos utilizados pelos nativos do idioma (até o nível oito os exercícios ainda são básicos de leitura, escrita e contagem de traços, mas do seis para frente tem algumas questões mais complexas). Minha dica para avançar nesse jogo é estudar a partir de um bom dicionário de kanji e treinar bastante não as simulações de teste, mas os exercícios de treino (segunda opção da direita para esquerda no menu principal)

  3. Aline disse:

    Entendi! Tenho o dicionário do Coelho (a versão mais completa e menos infantil do Bananão), acho que será suficiente. Agora, você que já completou o Heisig, o que acha mais proveitoso: estudar jogando o kanken DS + dicionário ou usar o método Heisig? Ou os dois métodos em paralelo? Sei que não existe uma fórmula pra estudo de kanji, mas quero aproveitar os recursos que tenho à disposição.

    • eduardompa disse:

      Se tiver tempo para os dois métodos em paralelo, acho que vale a pena. Senão, seria bom se dedicar ao Heisig por mais ou menos um mês, para ver se gosta do método ou não.

Deixe um comentário