NihonGo! retorna ao Japão – Próxima parada: Universidade de Tokyo

logo

Esse Blog começou em 2010 com a minha viagem ao Japão como bolsista do Convênio entre UFPR/Soka Daigaku. Na época começou como uma espécie de diário de bordo, com vários impressões de primeira viagem, algumas críticas inocentes, impressões estranhas. Nunca reli a maioria dos posts e acho que discordaria do meu eu de 2010 em muita coisa. Com o retorno ao Brasil aumentei a variedade de temas, a crítica social ficou mais pesada, mas também foquei bastante na divulgação de métodos e materiais de estudo de nihongo. É um blog que claramente não tem muito foco, vive de fases.

E agora começa uma nova fase na vida do autor, e portanto do site. Retorno em abril ao Japão como bolsista de Pós-Graduação do Governo Japonês (a bolsa do MEXT, também carinhosamente conhecida como bolsa do Monbusho). Vou conduzir uma pesquisa na área de Direito Econômico na Universidade de Tokyo.

Não digo que é um sonho realizado porque nunca sonhei em estudar na Todai. Com toda essa aura lendária que a indústria cultural e a própria sociedade japonesa cria em torno dessa instituição, nunca criei falsas esperanças. Para o pessoal da minha geração certamente a idealização começa com Love Hina, Death Note, e passa pelos Doramas, filmes, que abordam mesmo que tangencialmente a dificuldade de ingresso nas Universidade Nacionais.

Quando me preparei para entrar no processo seletivo da bolsa calhou que minha linha de pesquisa batia com a dos professores da UTokyo. Mandei e-mails, recebi ótimos feedbacks, depois que passei nas provas e entrevista, acabei passando também lá, foi meio circunstancial. Não significa que foi fácil, fiz um projeto bacana, montei versões em português, inglês e japonês, enfim, fiz o que se espera de quem leva a sério um processo seletivo. Ainda assim, a ficha não caiu na época, e não caiu agora.

Pois bem, o importante é que nessa nova fase do blog prevejo que vou poder tratar de alguns temas que ainda não abordei, ou que abordei superficialmente: a verdadeira vida acadêmica no Japão, a batalha para usar o Nihongo acadêmico, dicas para passar na bolsa do MEXT, a vida no centro de Tokyo… Enfim, essas coisas que decorrem da própria experiência de vida e de academia que terei.

Bom, esse post se presta só para contar a novidade mesmo. Estou empolgado por poder melhorar o conteúdo do blog, e especialmente torná-lo mais acessível. Um problema da minha bolsa anterior é que ela era muito restrita, um aluno por ano da UFPR, os leitores que queriam aprender os caminhos para estudar no Japão não podiam usar isso como parâmetro, agora quem sabe possa produzir um conteúdo universalmente útil.

9 Respostas para “NihonGo! retorna ao Japão – Próxima parada: Universidade de Tokyo

  1. Parabéns pelo feito Eduardo, sempre venho dar uma olhada no seu blog. Acredito que ele ficará ainda mais interessante com o seu retorno ao Japão, boa sorte na sua Pós-Graduação!

  2. Nossa, parabéns pela aprovação!
    Um objetivo que tenho é tentar uma bolsa de pós também depois que terminar a faculdade aqui no Brasil. Estou estudando japonês com afinco para isso. hahaha
    Seria muito legal ler suas dicas sobre o MEXT para pós, até porque eu ainda estou no 2º semestre e não procurei nada sobre o assunto.
    Enfim… Parabéns novamente!

  3. Ansioso pelas próximas publicações. Eu curso direito em uma universidade Federal e estou estudando Nihongo a pouco tempo, suas experiências podem ser de uma valia para mim.

  4. Oi, tudo bem? Boa sorte pra vc! Para concorrer a uma bolsa de pós graduação nessa área de Direito é necessário o japonês avançado mesmo ou o inglês avançado já é levado consideração?

    • A não ser que você encontre um programa de pós Inglês, o japonês avançado é necessário. Todas as universidades do meu interesse tinham programas apenas em japonês então nessa questão não posso nem mesmo sugerir uma instituição, mas boa sorte na busca.

Deixe um comentário

