Quatro notícias interessantes: Reforma do Governo, Pena de Morte, Incêndio e Genialidade

4 notícias no Asahi Shinbun me chamaram a atenção nos últimos dias:

1) O Primeiro Ministro Japonês está promovendo uma reforma do Gabinete (não entendam errado, é o órgão máximo do poder executivo e não uma sala de trabalho) marcada especialmente pela troca de 5 Ministros, inclusive do Vice. Um dos principais objetivos da Reforma é alcançar a harmonia dentro do próprio partido, aproximando seu governo dos partidários do antigo secretário-geral Ozawa Ichirou, que, envolvido em diversos escandalos acabou sendo preterido pelo atual Primeiro Ministro Noda quando da escolha do nome para chefiar o Gabinete. Com isso ele espera atingir maior governabilidade . Em resumo, terão mudanças os Ministérios da Defesa, Educação (Ciência e Tecnologia), Transportes, Justiça, bem como a posição de Vice-Primeiro Ministro.

http://www.asahi.com/politics/update/0113/TKY201201130548.html

2) Consequência prática direta dessa mudança é a postura do Ministério da Justiça. No Japão as penas de morte dependem de autorização do Ministro da Justiça, e o ocupante do cargo desde Julho de 2010 os Ministros da Justiça Japoneses não autorizam execuções, o que Começou com a postura crítica à esse tipo de pena adotado pela Ministra Chiba Keiko. Isso aparentemente vai mudar, pois o novo Ministro, Ogawa Toshio, já afirmou que a execução da pena de morte é uma responsabilidade que deve ser assumida pelo Ministério da Justiça.

http://www.asahi.com/politics/update/0113/TKY201201130542.html

3) Quando eu fui para Kyoto visitei uma montanha chamada Montanha dos Macacos, uma espécie de zoológico em que macacos japoneses ficam completamente soltos. Bom, houve um incêndio no local causado por 5 jovens com fogos de artifício. Aparentemente o dano foi considerável e alguns macacos ficaram feridos.

http://www.asahi.com/national/update/0108/OSK201201080058.html

4) No aniversário do novo  supremo líder da Coréia do Norte, Kim Jon-un, no dia 8 de janeiro, foi exibido um documentário retratando ele como O gênio entre os gênios, apresentando como é o mais apto a líderar o país, como foi o melhor aluno já visto na academia militar. Parece que estão tentando fazer ele ser ainda melhor que o pai, que segundo os noticiários coreanos conseguiu, entre outras façanhas, em sua primeira partida de Golf, completar o circuito de 18 buracos em 38 tacadas, incluindo 11 hole-in-ones. Fascinante.

http://www.asahi.com/international/update/0108/TKY201201080210.html

Anúncios

2 Respostas para “Quatro notícias interessantes: Reforma do Governo, Pena de Morte, Incêndio e Genialidade

  1. A impressão que tenho é que a homogenidade da sociedade japonesa se reflete na política, é isso mesmo?

    • Sim, apesar de haver uma representação de minorias ideológicas, ela é bastante pequena, reproduzindo no geral, em matéria de representação política, a homogeneidade cultural e ideológica mesmo entre partidos conflitantes. Ainda que existam diferenças na oposição, ainda fica dentro de um campo bem conservador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s