Curiosidades Aleatórias

Hoje vou falar sobre algumas coisas curiosas que tenho observado por aqui:

1)      O “sujeito andando” do semáforo de pedestres usa chapéu. Ainda sobre semáforos, em vez de vermelho, amarelo e verde aqui eles dizem vermelho, amarelo e azul, ainda que a luz seja verde, mas isso tem a ver com a concepção diferente de cores.

2)      Nas aulas regulares da universidade acredito que cerca de 35% dos alunos dormem praticamente a aula inteira, mas se considerar as pessoas que cochilam um pouco deve ser mais de 50%.

3)      Existem muito poucas latas de lixo na rua, e ainda é tudo muito limpo. Ouvi três explicações para essa escassez de lixeiras: 1) É considerado rude comer e andar ao mesmo tempo, de forma que poucas pessoas necessitam de lixeiras enquanto andam e ao mesmo tempo aumentar o número poderia incentivar o hábito; 2) Pelo medo de atentados terroristas  o número de lixeiras é reduzindo, diminuindo os locais que bombas poderiam ser colocadas 3) (a que acredito fazer mais sentido) Como a separação de lixo é muito rigorosa lixeiras na rua poderiam aumentar o custo de separação já que ao andar as pessoas tendem a ser menos cuidadosas, fazendo com que seja necessário mais funcionários para supervisionar o conteúdo dos lixo.

4)      Como o país não tem muito espaço a questão de onde despejar o lixo é um grande problema (até no Brasil onde há muito espaço esse é um problema sério) de forma que as leis relacionadas a coleta, separação e despejo do lixo são bastante rigorosas, além disso em vez de apenas uma taxa fixa de coleta as pessoas pagam imposto pela quantidade de lixo, incentivando o consumo de refis em vez de embalagens, a redução do desperdício e etc. Essa taxa é paga na forma de sacos de lixo especiais. Estudamos bastante detalhadamente as formas de redução de lixo e formas de lidar com o lixo produzido e para mim ficou bem claro que é algo completamente necessário e não vejo qualquer movimento do Brasil no sentido de intensificar esse controle.

5)      No cinema a maiorias das pessoas fica até o fim dos créditos.

6)      Nunca vi nenhum cachorro de rua, em compensação existem muitos gatos sem dono. Dentro da própria universidade existem ao menos 3 gatos “selvagens”.

7)      O sistema de contratação de recém formados é bastante rigoroso. O aluno precisa ser contratado exatamente após se formar para conseguir os melhores empregos, um ano após se formar as regras de contratação mudam completamente e é muito difícil conseguir um emprego regular. Por isso mesmo geralmente desde o terceiro ano da universidade eles tem aulas de orientação na busca de emprego, comparecem a reuniões das companhias e depois enviam currículos (que na verdade são formulários) para dezenas de empresas. O processo de busca de emprego é chamado 就職活動 e dura cerca de mais de um ano (esse é mais um dos temas que merece um post próprio mas vou acabar procrastinando eternamente)

8)      Não existe nada que de menos vontade de beber cerveja do que comercial de cerveja japonês. Todos envolvem alguém bebendo enquanto faz uma cara de sofrimento, seguida de contorções faciais de dor (ouvi dizer que os comerciais são assim pois a cerveja japonesa sempre foi considerada fraca, então tentam passar a imagem de um gosto mais forte…)

Anúncios

2 Respostas para “Curiosidades Aleatórias

  1. Eduardo, imagino que diferente que é tudo, mas trocar o nome das cores?? vixe! Que confusão…Adoro ler teus comentários, porque tem coisas que nem imaginamos que acontece! Manda este comentário do lixo p/ a prefeitura aqui de Curitiba, quem sabe começam a pensar nesta idéia…

  2. Nossa, achei muito interessante esse seu post, porque eu mesma observo muitas dessas coisas. E nossa, vc tambem reparou que o sujeito do semaforo usa chapei…eu tava pensando nisso outro dia…
    Quanto aos gatos, eu tenho a explicacao! Tem lei contra deixar cachorro na rua, mas nao existe nenhuma a respeito de gatos…mas mesmo assim, os selvagens que vi aqui sao bem gordinhos, diferentes dos do brasil…sei la.
    Me senti rude agora…outro dia eu estava andando e comendo…mas por falta de tempo mesmo =( …mesmo assim nao vejo a necessidade de lixeiras, no brasil mesmo eu sempre guardava o lixo para jogar em casa, jah que assim eu sabia que ele ia ser reciclado e nao misturado com tudo e jogado no aterro. Acho que a explicacao da falta de espaco e dificuldade na separacao sao as que fazem mais sentido para mim.
    Uma coisa que me encomoda aqui eh a falta de lugar para sentar…sei que isso tem varias explicacoes tambem…mas fato esse que nao deixa de me encomodar ocasionalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s