Coreanos

Vou fazer um post curto sobre a visão dos coreanos sobre amizade antes que esqueça os detalhes da relação.

Como disse anteriormente, coreanos só podem ser amigos de pessoas da mesma idade. Funciona mais ou menos da seguinte forma, enquanto se está na escola ou universidade mesma idade significa mesmo ano escolar. Depois disso passa a ser por ano mesmo, perguntei se vale até quando há apenas um dia de diferença, e sim, vale. A princípio o costume me pareceu bastante discriminatório, afinal, idade não significa nada, e uma das principais implicações disso tudo é que a pessoa mais nova sempre tem que usar a forma polida do idioma com alguem mais velho. Isso é tão importante na Coréia que a primeira coisa que se pergunta quando se conhece alguém não é o nome, mas a idade.

Ocorre que com mais explicações comecei a achar o costume mais aceitável. Amigo como um conceito, digamos assim, ocidental, é muito mais amplo do que o conceito coreano, é possível dizer que amigo strictu sensu é apenas aquele da mesma idade, mas as outras relações, apesar de receberem nomes diferentes, diferem muito pouco do que seria amizade (na verdade a uma das únicas diferenças é esse uso do idioma polido), portanto, se formos falar de amigo lato sensu pessoas de diferentes idades também se encaixam na categoria.

O que é interessante nisso tudo é que a pessoa mais velha tem uma relação de irmão com uma pessoa mais nova, o que gera uma responsabilidade de proteger e guiar aquela pessoa. As idades dos coreanos aqui no dormitório são diferentes, se você olha a relação deles, é de amizade completamente normal, mas olhando com mais atenção dá para ver que os mais velhos tem uma preocupação maior com os mais novos. Outra coisa interessante é que eles sempre recebem presentes da coréia vindos de seus “veteranos”.

Os coreanos gostam desse sistema, dizem que é muito prático. Eu não iria me sentir a vontade chamando um amigo alguns meses mais velho de senhor, por exemplo, mas entendo que funciona para eles, a sociedade coreana é hieraquicamente muito rigorosa, muito mais que o Japão por exemplo. Vejo que esse sistema garante, entretanto, que a discrminação de idade fique apenas no aspecto formal, afinal, eles se dão por satisfeitos em apenas se tratar com palavras diferentes mas garantem que na convivencia ninguem tenha que humilhar o outro para mostrar sua “superioridade de idade”. Na verdade o sistema tem até a flexibilidade de permitir que uma pessoa de autorização para outra mais nova de usar a linguagem comum, e eu vi essa opção ser dada aqui, mas ninguem aceitou. Entendo que por um lado é um condicionamento, mantém eles presos a idéia de idade como fatos de discriminação, mas essa concepção é tão arraigada na mente da população que a diferença de tratamento se concentrando muito mais na linguagem me parece um aspecto positivo na redução dessa discriminação.

11 Respostas para “Coreanos

  1. Estranho, tenho amigos bem mais velhos e bem mais moços, e todos eles eu respeito igual…desde que eles me respeitem também. É uma troca de experiências, é dar e receber. Não importa a linguagem, nem a idade nem a classe social, para mim o que importa é o respeito e a lealdade. Mas cada povo tem seus costumes…

  2. A um tempo descobri que na coréia se nasce com um ano de idade, e assim se conta a idade de maneira diferente lá.
    Não vejo nada de estranho nessa hierarquia e seu post me fez admirá-los mais um pouco.
    Os coreanos com quem conviví eram bem unidos entre sí (mesma idade), mbastante inteligentes e suas brincadeiras que seriam equivalentes as nossas charadas eram verdadeiros quebra-cabeças para nós brasileiros.

  3. Imagina so, estava pesquisando como era a metodologia de ensino japonês e cai no seu artigo sobre estudo antecipado, gostei muito ;), vou acompanhar o blog de agora em diante.

    Quanto a essa relação dos coreanos eu achei a principio bem estranha ao ler, mas ao final do texto eu liguei as pontas e acredito que o porque dos Coreias serem tao “formais” seja por uma questao de ambiente, a Coreia do Sul e um pais que tem que conviver com um vizinho extremamente chato e perigoso, entao caso uma guerra estoure no dia seguinte os laços de hierarquia militar ja estarao formados.

    Bem, é so uma conclusão logica, talvez seja pura formalidade oriental desmedida :0

    Aloha

  4. Bom, acho que vc podia ser meu amigo em coreano tb, já que somos do mesmo ano e já estudamos na mesma sala…
    Uma outra coisa curiosa dos coreanos é que eles contam a ideda desde que o ovocito foi fecundado, ou seja, parece que eles nascem já contando que tem 9 meses de idade. Pelo menos foi isso que os coreanos que eu conheci falavam.
    Eu acho legal essa coisa de respeitar os mais velhos, mas acho meio bobo vc se prender a idade, pq vc deve julgar as pessoas pelo que elas são e sabem, independente da idade. Quando alguem fala quantos anos tem, muitas pessoas ficam presas a isso e não ao que a pessoa relamente é. Enfim, eu acho que sou do tipo de pessoa que está disposta a fazer amizade com quem quiser fazer amizade comigo, vc sabe.

Deixe um comentário

