Finanças

Hoje vou falar um pouco sobre o custo de vida por aqui e como eu tenho administrado minhas finanças. Eu tinha pensado em fazer um post do gênero mais para a frente, mas como meu irmão (que para os que não sabem está atualmente no Cazaquistão) compartilhou comigo um modelo de tabela de preços (a tabela do Cazaquistão pode ser vista no blog dele aqui ) decidi disponibilizá-la também.

Produto                              Yen          Reais
Leite (1L)                              218            4,11
Agua (1L)                              98             1,84
Coca-Cola (2L)                     160            3,01
Suco (1L)                              158            2,98
Batata (Kg)                           298            5,62
Cenoura (un)                         98            1,84
Cebola (unidade)                  58              1,09
Kit Kat                                   100            1,88
Pizza (media)                        700           13,20
Macarrao                               398            7,50
Miojo                                       75             1,41
Cerveja                                  128            2,41
Vodka                                   1239           23,37
Pao                                       115             2,16
Acucar (Kg)                            268            5,05
Tomate (unidade)                   98             1,84
Banana                                  198            3,73
Laranja                                   98            1,84
Ovos                                      268            5,05
Onibus                                   190            3,58
Trem                                      350            6,60

Cereal                                    198           3,73
Sake (1.8 litros)                    1200         22,64
Pimentão (un.)                       48            0,90
Maçã                                      128            2,41

Como vocês podem ver é tudo relativamente caro. Recebo aqui, por mês, 80.000 yen (sem contar o meu salário como professor de portugues), que equivale a pouco mais que 1500 reais. Minhas compras semanais acabam saindo pouco mais de 2.000 yen, e são compostas geralmente de Água, Chá, Leite, alguma verdura, algum tempero, arroz de microondas : ), yakisoba, ramen, cereal, pão, alguma fruta, algum chocolate, ovos… Enfim, como não sei cozinhar absolutamente nada é com isso que me viro durante a semana. Mas essas são as compras feitas no supermercado Inageya.  É bem comum também que eu vá a cada dois dias na 7-Eleven e compre algum chá (Lipton de 128 yen) e algum complemento para o almoço/jantar (curry ou algum pão diferente, nada que custe mais que 120 yen). Ainda nessa área da comida, almoço 3 vezes por semana na universidade, onde os pratos costumam ficar entre 290 e 380 yen. Somando a isso as bebidas que compro eventualmente e os doces, acredito que venho gastanto com comida 4.000 yen por semana, talvez um pouco mais. Toda semana é feita alguma festa aqui no bloco, e as bebidas e comidas, divididas entre todos ficam em torno de 500 yen.

Fora esses gastos de alimentação o único gasto a mais que tenho toda semana é para lavar a roupa, já que para ligar a máquina precisa inserir uma moeda de 100 yen ( e eu não faço a menor idéia porque as máquinas de lavar do alojamento são todas desse tipo).

Geralmente vou para o centro da cidade a pé, mas para pegar o onibus, daqui até a estação, pago 190 yen. Para ir para o centro de Tokyo gasta-se em média 350 yen para ir até a estação de Shinjuku, a partir da qual você pega trens para qualquer outro bairro.

Por ter sido o primeiro mês houveram alguns gastos extras com documentação, material para as aulas, celular (que por sinal é outro gasto mensal de pelo menos 780 yen, além da multa de recisão que vou pagar no final, no valor de 10.000 yen). Depois de 1 mes por aqui gastei exatamente 40.000, e, considerando que a tendência é reduzir os gastos extraordinários e passar a gastar praticamente só com comida, provavelmente todo mes vou ter em torno de 50.000 yens para usar seja em passeios ou viagens, seja em tranqueiras, seja em qualidade de vida. O fato é que, apesar do custo de vida ser alto ( e Hachioji é um dos lugares mais baratos em Tokyo) a minha bolsa cobre muito bem todas as necessidades.

Enfim, esse é um post mais expositivo mesmo, não tenho muito que comentar sobre o assunto, pretendo todo mes fazer ao menos um post desse genero, expondo seja o meu orçamento, o orçamento dos meus colegas, e quem sabe eu não falo do orçamento do Japão, porque o tema é polêmico de forma bastante negativa no Brasil, quem sabe aqui não temos alguns exemplos para nos inspirar.

Mantendo o hábito de contar algumas novidades, não lembro se falei mas nevou semana passada, em plena primavera, o que é algo bastante incomum (foi a primeira vez que vi neve, então não me incomodei com o frio haha). Essa semana fui ao treinamento dos funcionários do Centro de Linguas da Universidade. Diferente dos programas de aula de ingles (Chit-Chat Club e English Forum), nos quais os alunos são orbrigados a ir pois ajudam a compor a nota em algumas matérias, o programa em que trabalho (Global Village) é por puro interesse dos alunos, o que significa, por um lado, que terei alunos mais interessados, mas por outro lado significa que tenho que fazer propaganda, arranjar gente que queira aprender portugues (os outros idiomas são alemão, frances, coreano, espanhol, russo e mongol). As aulas do Global Village são compostas de atividades mais lúdicas como jogos de vocabulário, apresentação de aspectos culturais do país. Além das aulas terei que organizar um evento aberto a toda a Universidade apresentando algo típico do Brasil, tendo em vista que esse ano haverá copa do mundo acabei me juntando aos argentinos para uma exposição em conjunto sobre futebol, então escapei de ter que aprender capoeira, samba, cozinha típica ou algo do gênero.

Por hoje é só o/

Anúncios

11 Respostas para “Finanças

  1. Como assim laranjas a 1,84? Mas eu tinha certeza que eles não tinham laranjas no Japão! Diga ao menos que vocês dormem em gavetas de cômodas Karl Farbman.

  2. Meu amigo,imagine se tivesse que ensiná-los a dançar samba?rs,rs ou então cozinhar uma feijoada,comida tipicamente brasileira!rs,rs…Ainda bem que vai falar de futebol…junto com Argentino é ainda melhor,eles não sabem nada…ohohohoh,então você,brasileiro nato dará um Show..ohohohoh
    Brincadeiras a parte,muito bonita as suas fotos,continue nos dando notícias.
    Um grande abraço!

  3. Estava reparando na tabela de preço dos divs produtos aí no Japão e constatei que a Vodka é muito cara e o Japones não tem o hábito de tomar vodka como no Cazaquistão. Muito interessante esta tabela comparativa. Gostei.

    • Eles vendem bananas em pacotes com duas unidades, mas se não me engano esse pacote custa quase 300 yens. Acho interessante que as bananas aqui tem marca, propagandas de TV (muito estranhas por sinal, e quando eu fizer um post sobre a tv japonesa vou postar o link aqui)…

  4. Eduardo: Bem lembrado pelo Pedro, nao li, nos seus posts, nenhuma referencia a contatos com Rotaractianos. E quanto a livros, revistas…. é tudo gratuito? hehe Percebi que o seu interesse é só por comida, pensei que voce estava interessado na lingua japonesa e nao na sua gastronomia. Mande noticias do curso de direito. Divirta-se. Abraços

  5. eduardo, qdo cheguei aí tb economizava ao máximo e conseguia passar o mês com menos de 60 mil ienes, mas com o passar do tempo os gastos só aumentaram! vc parece ser bem determinado, por isso vai conseguir. só uma dica: fuja dos kombini! é meio difícil resistir mas se quiser economizar é melhor comprar nos mercados mesmo. todos fazem promoções em algum dia da semana. ganbatte!

  6. Hontoni?? Não sabia que Hachioji era o lugar mais barato..
    Saa ganbatte eduardo-san.
    E por favor continue postando..^^

  7. Quer dizer que agora vc tem que cozinhar ? Aí no Japão deve ter Universidade para CHEF DE CUISINE…. aHAHAHAHAH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s