Hachioji

Depois de uma semana no japão acho que é o momento propício para falar sobre Hachioji, já que, como me acostumei com a cidade e também visitei alguns bairros de Tokyo não vou estar tão deslumbrado e vou ter um parâmetro de comparação.

Hachioji é um suburbio de Tokyo que fica a oeste do centro da capital, segundo os japoneses é um local bem “inaka” (ou seja, bem do interior) mas do lado da cidade. Isso é uma visão bastante japonesa já que, até pelas fotos, fica bem claro que para os parâmetros barsileiros não tem nada de interior.

O centro de Hachioji fica a uns 30 minutos a pé do dormitório indo pelo tunel ou a uns 45 fazendo o caminho do parque. De onibus são uns 15 ou 20 minutos, mas custa 190 yens (quase 4 reais) então eu não pego muito, até pq antes de ter meu Suica (cartão trasnporte daqui) era um saco pagar a passagens já que vc tem que dar o dinheiro exato numa máquina e se não tiver tem que trocar em outra, enfim, muito complicado.

A cidade é bastante limpa, tirando a rua principal a maioria é bem estreita (por sinal, aqui nem sempre tem calçadas e quando tem geralmente são pequenas). Tem muito transito de bicicletas e percebi que as regras de transito de carros são bem diferentes. Para começar, dirigem do lado contrário e as plcas são completamente diferentes do Brasil. Além disso, quanto aos sinaleiros, não tem aquela lógica de quando abre um fecha outro, as vezes tem vários abertos e os carros tem que dar a vez, se entender… Além disso o sinal de pedestre não abre necessariamente quando os dos carros fecham, então nesse momento eles tem que respeitar quem está atravessando (mas não tem essa história de voce por o pé na rua e os carros pararem, pelo menos não nas ruas principais, lá voce só pode atravessar no sinal verde e mesmo quando não tem carro passando os japoneses se recusam a atravessar, o que é meio irritante).

A primeira vez que fui a Hachioji quem me levou foi o Shinichi “Magnum”, um japonês muito bacana, que até pagou meu almoço haha.  No quesito de restaurantes, tem de tudo por aqui. Dos restaurantes americanos como burger king, mcdonalds (com algumas coisas diferentes como teriyaki mcburger e mcpork) , starbucks, kfc, italianos, ao tipicamente japoneses (inclusive, fui comer outro dia em um kaitenzushi, que são aqueles restaurantes em que o sushi vem em uma esteira e vc paga 100 yen por cada prato que come), ou até mesmo cadeias de restaurantes japoneses de fast food como Mos Burger.

Na questão das lojas, tem de tudo aqui, inclusive um shopping com loja da disney e etc. Além disso tem algumas lojas bem diferentes do Brasil como lojas de card games, lojas de jogos eletronicos, além de game centers de vários andares (onde eu tenho que tomar cuidado pq não consigo entrar sem gastar uns 500 yens).

Já quanto as repartições públicas e bancos da cidade, já tive algumas experiencias . Fui junto com o estrangeiros no city hall onde fizemos o alien registration card (que é como se fosse minha identidade aqui) e o seguro saúde. Além disso, após receber minha bolsa fui no banco (Yuchou, que é o banco dos correios) com os coreanos e fiz minha conta. Tudo aqui é muito burocrático, são muitos papeis para preencher, e tem sempre que esperar um bom tempo, mas tudo fica pronto no mesmo dia e é bem certinho, é uma burocracia rigida mas que funciona, e não a burocracia brasileira que mais confunde do que ajuda. Hoje fui sozinho pegar uma segunda via do registro provisório, chegando lá consegui preencher a papelada mas não sabia qual senha pegar haha, então um japones veio e me ajudou e depois que fui atendido conversei um pouco com ele, lá dentro ainda encontrei a Yoshiko, que estuda na Universidade, o que me faz ver que a cidade é mesmo pequena, já que estou sempre encontrando conhecidos.

O centro de Hachioji me lembra um pouco Curitiba, tem uma espécia de rua XV, inclusive, mas ao mesmo tempo é completamente diferente (estou cansado demais para desenvolver essa idéia de “igual mas diferente”, isso fica para a próxima). Os arredores do centro, e consequentemente o dormitório tem mais cara de interior, mas interior japones, ou seja, montanhas e arvores haha. Mas temos aqui perto um supermercado, além de uma konbini bem pertinho (os japoneses normalmente compram mais em konbini, que são lojas de conveniencia, do que em supermercados, pq são mais… convenientes e baratas). Também estranhamente tem muitos Love Hotels aqui em volta, e acredito que não preciso explicar o que são.

Nessa uma semana que estou aqui já estou bem acostumado com a cidade, com o clima (anda bem frio) com o fuso (não tive problemas), com as pessoas, com o idioma (tanto ingles como japones). Já fiz meus documentos, já fiz provas em japones para definir minha turma (e como fui bem posso cursar cursos normais da universidade), e ingles para poder cursar cursos especiais de economia, direito e etc, mas esses temas ficarão para o próximo post, que será sobre a Soka Daigaku, e depois falarei sobre minhas impressões de alguns bairros de Tokyo (pretendo conhecer muitos) além de Yokohama, onde fui assistir o K-1 World GP (campeonato de luta).

Por hoje é só 🙂

4 Respostas para “Hachioji

  1. Parece muito organizado. E o sushi é igual ao brasileiro? Será que eles admitem sushis com cream cheese? Abraços

    • É bem organizado mesmo, e muito dessa organização é possível porque as pessoas são educadas e respeitam as regras, ninguem tenta furar fila, sinal de transito, existe um respeito pelo outro muito maior.

      E o sushi é bem diferente do Brasil, o arroz é mais suave e os outros ingredientes se sobressaem sem esconder o gosto do arroz, é muito bom.

  2. Oh hi Eduardo, muito legal o blog, mas entre mais no msn pra conversarmos mais! abraço até o/

  3. Oie!
    Nossa, acho que essas regras de transito nao funcionaria de forma alguma aqui no brasil hehehehe, por motivos obvios que nao preciso explicar….
    Bom, se esse eh o interior eu fico tentando imaginar como seria a cidade. O jeito que tudo eh muito colorido com essas placas em kanji me deslumbra *_____*
    Bom, o fato de ter lovehotel ai talvez seja um sinal que mosrte que o lugar nao eh centrao neh…
    Vai conhecendo tudo direitinho ai p/ me mostrar tudo depois ok! hehehe
    saudades
    o/

Deixe um comentário

